Meu Primeiro Banho do Ano!


Soundtrack: You Make It Easy   Air

Não estranhem o título, mas é que passei meu ano novo em Marrakech e, no primeiro dia do ano, programei algumas horinhas em um hammam para começar 2011 renovada.

Para quem não conhece, hammam são as típicas casas de banho público dos países árabes, os famosos banhos turcos. Dividem-se em femininos e masculinos, e quando mistos, tem horários diferenciados ou ambientes separados para homens e mulheres.

Um hammam  é um local de socialização e purificação. Na medina de Marrakech passei por vários, que ficam quase sempre localizados ao lado de uma mesquita.

Os locais frequentam o hammam do bairro semanalmente. Como muita gente não tem água corrente em casa, essa ida pode significar o banho da semana.

Não descartei a vontade de conhecer um hammam público, vivenciar mais de perto a rotina dos marroquinos e conhecer a arquitetura típica destas casas de banho. Mas querendo mesmo começar meu primeiro dia do ano bem mimada, a minha experiência foi em um hammam spa. Outro fator que me levou a esta decisão foi que eu e o Ike queríamos  “tomar nosso banho “ no mesmo horário. E nos hammams públicos de Marrakech, como disse, não seria possível.

Para o meu banho, escolhi o Hammam Spa do Hotel Boutique La Sultana.

                                                           HOTEL LA SULTANA

Tentei também visitar o Le Bains de Marrakesh, porém, no final do ano com a cidade lotada, foi impossível conseguir um horário.

Mas vamos ao banho, ou melhor ao ritual de banho.

O hammam do La Sultana tem todos os mimos, a começar pelo local, com uma decoração exuberante toda em mármore.

Para iniciar, recebemos uma caixa, a chave de um box para guardar as roupas e um kit com roupão, chinelos e calcinhas descartáveis. Se quiser leve biquíni. Os homens devem levar uma sunga como o Ike fez. Eles até dão uma cueca descartável, se é que podemos chamar assim, já que está mais para um tapa-sexo.

Devidamente vestidos, fomos levados para a nossa sala de banho que ficava ao redor de uma piscina. Instalados na salinha, cada um em sua cama de mármore, o ritual começou. Nossas “lavadoras” jogaram muita água quente para abrir os poros, seguida de uma lavagem com savon noir perfumado, típico marroquino. Depois de um pequeno descanso com o sabão no corpo, foi a vez da esfoliação, que no spa é chamada “pele de anjo”.

A luva especial usada pelos marroquinos chama-se “luva de kessa”. Originalmente era feita com pêlo de cabra, mas hoje tem várias confeccionadas em acrílico. O importante é que ela é  super potente (até comprei uma) e aliada a força com que o nosso corpo é esfregado, faz com que literalmente troquemos de pele. E a intenção é essa mesma, purificar e lavar a alma. Renovação. Nada melhor para um início de ano, certo?  Começar com pele nova!

Terminada a esfoliação, começou a hidratação. Fomos deixados por mais alguns minutos repousando na sala de banho enquanto a máscara de argila agia no nosso corpo.

As “lavadoras” voltaram, mais água bem quente para retirar o produto e o banho final com direito até a lavagem  da cabeça.

Uma pausa para relaxar nas espreguiçadeiras e na piscina e partimos para a segunda fase: a massagem. Escolhemos a massagem a quatro mãos. Deitados na maca no terraço ao ar livre,  passamos mais 30 minutos sendo bem cuidados. 

Após duas horas de mimos estávamos prontos para iniciar mais um  ano pela frente!

O cardápio de tratamentos do hammam spa do La Sultana tem várias opções. O legal é que os produtos usados são naturais e podemos comprar para levar para casa. 

Esse foi um “banho” que repetirei com certeza quando encontrar um hammam por perto. Vale a pena, pois  além de relaxante é uma experiência única.

Se você for para algum país árabe, e uma ida a um  hammam ainda não fizer parte do seu currículo,  não deixe de conhecer e curtir um “banho desses”! 

Até!

Fabi Por Aí

As Fotos do hotel são by Fabi. As do Spa são da internet, afinal estava ali para relaxar e não levei minha máquina.

Anúncios

3 respostas para ‘Meu Primeiro Banho do Ano!

  1. QUE DELICIA FABI…NÃO SABIA QUE VC TEM UM BLOG…MUITO BOM ADOREI ! ME MANDE SEMPRE AS NEWS…
    BEIJOS COM CARINHO
    WANDA

    • Wandinha, que bom que gostou. Cadastra seu email na página inicial em subscribe, assim vc recebe as novidades quando eu publicar! bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s